Feitios e tipos de soutien

Há muitas formas e tipos de soutiens. Há soutiens feitos de material mole, há soutiens para o decote baixo, há soluções para tops ou vestidos sem alças. Neste artigo vamos discuti-los em detalhe.

Primeiro, podemos dividir os soutiens baseando-nos no material que os constitui. Temos soutiens moles que são talhados de duas, três ou mais peças de material (uma renda, um algodão, uma seda ou um outro material) ou com enchimento talhado de uma esponja. Um outro tipo de soutien tem as copas termicamente produzidas sem costuras. Normalmente eles têm algum enchimento de esponja ou de gel. Não são finos. A maioria dos T-shirt soutiens suaves e cai- cai pertence a esta categoria.

Em segundo lugar, podemos dividir os soutiens baseando-nos na forma como as copas são feitas. Há alguns feitios de soutien para roupas, peitos e ocasiões diferentes. Começamos com um feitio que é muito popular, o balconette (balcony bra). O balconette é um soutien com copas médias (¾ de cobertura). A linha das copas, neste tipo de soutien, pode ser quase horizontal e as alças situam-se perto das axilas. Este soutien é muito bom para o decote largo ou quadrado. O balconette adapta-se bem a peitos médios e grandes mas pode ser incompatível com peitos pequenos. Veja os exemplos dos balconettes nas fotografias:

Pode ver que nestes exemplos as copas são talhadas de três peças de material. A fotografia à direita mostra o balconette com copas termicamente produzidas e com enchimento. Da esquerda: Curvy Kate Princess, Curvy Kate Emily (até à copa K), Freya Frankie (até à copa GG), Fantasie Veronica (até à copa G).

Se quer vestir alguma coisa com um decote em V profundo, precisa de outro feitio de soutien – o plunge. Neste tipo as copas estão ligadas à parte central dos aros que é muito baixa. Normalmente as copas parecem triângulos. Mesmo as marcas com todos os tamanhos produzem este tipo de soutien da gama limitada – até à copa G/GG mas na nossa loja vão poder comprar soutiens plunge até à copa L. Veja como parecem os 70K e 80L no plunge da Ewa Michalak:


Não é maravilhoso? A mulher na fotografia à esquerda tem 76cm abaixo dos peitos e 119cm de medida ao redor dos peitos. A outra mulher que veste o plunge da Ewa Michalak no tamanho 80K tem 86cm/131,5cm.

Será que estes soutiens não são autênticos elevadores para os peitos?

Outros exemplos dos soutiens plunge:

Da esquerda: Fantasie Savannah, Freya Arabella, Panache Cleo Jude e Masquerade Lula Mae.

Outro feitio de soutien que é geralmente recomendado para peitos grandes é o full cup. É um soutien que cobre totalmente o peito e pode “controlar” mesmo peitos muitos grandes. Todavia, não é possível vestir decote profundo com o full cup. Exemplos:

Nas fotografias acima: Caitlyn e Cleo da Elomi, Belle da Fantasie.

O oposto do full cup é o half cup (meia copa).É um soutien que é muito baixo e que, apenas cobre os mamilos. A linha das copas pode ser quase horizontal neste feitio do soutien. Frequentemente é um soutien com enchimento de esponja. Às vezes pode ter a forma de bandeau como Sahara de Masquerade. Mais uma vez, o half cup é produzido da gama limitada – até à copa G, às vezes até à H. Os exemplos de meias copas: da esquerda: Elomi Lara, Freya Monet, Masquerade Florence, Ewa Michalak HP Esmeralda, Fauve Celine e Masquerade Sahara.

Que feitio de soutien escolher quando quer vestir um top ou um vestido sem alças ou uma outra peça de roupa que precisa de uma solução especial como o halterneck ou o racerback. Neste caso vai vestir um soutien com alças que se desprendem – o cai-cai (em inglês – strapless). As alças amovíveis dão muitas possibilidades de combinações. Então o soutien pode ser vestido sem alças, com uma alça sobre o ombro do lado da respectiva copa ou sobre o ombro do lado oposto à copa ou como o halterneck. É também possível cruzar as alças nas costas. Este tipo de soutien normalmente tem copas que são termicamente produzidas. Existem alguns modelos que são moles mas eles não podem dar suporte suficiente aos peitos. O cai-cai devia ter enchimento. Neste momento o cai cai é produzido até à copa H no modelo Evie da Panache Superbra.

Exemplos de outros modelos de cai-cai que estão disponíveis no mercado são:FantasieSmoothing, MasqueradeHestia, (todos até à copa G), e o strapless da Ewa Michalak que é produzido até ao 60H,65GG, 70G, etc. Aqui pode ver um duelo muito interessante entre o cai-cai da Ewa Michalak e o Porcelain Superbra.


Como pode ver, os cai-cai para os peitos maiores do que a copa H não estão disponíveis neste momento. Então as proprietárias destes peitos devem combinar os soutiens com a cor da roupa que vão vestir… E não se devem preocupar com as alças visíveis;)

A próxima categoria de soutiens são os soutiens desportivos. Normalmente cobrem integralmente o peito e podem ser com ou sem aros. Temos dois tipos destes: soutiens de compressão, que simplesmente imobilizam os peitos por esmagamento e pressão destes, e soutiens de encapsulação , que reduzem o balanço por abraçamento dos peitos de todos os lados. Alguns exemplos de soutiens de compressão podem ser todos os tops da Reebok ou Nike, etc

Alguns exemplos de soutiens de encapsulação são os soutiens da Shock Absorber, Freya Active ou Royce.

Vamos falar de mais uma categoria de soutiens : os de amamentação. A maioria das marcas produz este tipo de soutiens sem aros. A causa disso é que as mulheres não conseguem escolher o tamanho de soutien correcto nesta altura. Os aros nas copas demasiado pequenas apertam os peitos e os canais lácteos o que pode causar complicações ao amamentar. Todavia, os aros fazem os peitos parecer melhor. Se o seu soutien é do tamanho correcto, nada a impede de vestir um soutien com aros. Aqui pode ver as instruções para como tornar o Ceriso Marks and Spencer num soutien de amamentação.

Um outro problema com soutiens para amamentar é que eles não são muito bonitos. A maioria deles são pouco atractivos. Uma excepção é a Hot Milk, a marca que produz soutiens giros para mulheres grávidas e a amamentar. Veja:

Da esquerda: Awakened by her desire, Ablaze with Azure, She blushes in Delight e Her tangled web tantalised. Os nomes destes soutiens dizem que uma mulher pode ser e sentir-se bonita e atractiva neste período. Veja também a publicidade desta marca:

Não é engraçada?🙂

Outros exemplos de soutiens para amamentar:

Freya Emily, Panache Sophie, Cake Lingerie Blue Berry

Ficam 2 tipos de soutien por descrever. Um é o soutien que é frequentemente recomendado às mulheres com peitos pequenos – o push up. Será que este soutien com 2-3cm de enchimento de gel faz mesmo os peitos parecerem maiores? Infelizmente, na maioria dos casos e só uma ilusão. O push up no tamanho errado só espalma e deforma os peitos. Não os avoluma. Vamos ver o que acontece na copa do push up:

De fora tudo pode parecer bem mas e dentro da copa? Será este formato de peito correcto? Será que quer fazer isso aos seus peitos diariamente? Então, a pergunta é: Vale a pena vestir os push up? A resposta é: geralmente, eles não são soutiens para vestir todos os dias. Pode vesti-los em ocasiões especiais. E devem ser do tamanho correcto. Quando a totalidade do peito está nas copas, ganha-se um bonito efeito de push-up. Mais, não o perde quando tira o soutien…

Aqui podem ler o artigo muito bom sobre push-ups.

Exemplos de push up soutienes:

Pour Moi Opulence gel e Panache Zara

E finalmente, vamos acabar com o soutien redutor. Como o nome indica, o redutor reduz os peitos, espalmando-os no tórax. Pode pensar por que é que alguma mulher quereria fazer isso… Porquê espalmar os peitos quando tantas mulheres fazem operações para aumentá-los? Infelizmente, é muito difícil encontrar roupas que fiquem bem a mulheres com peitos grandes. Especialmente camisas, casacos, às vezes vestidos… particularmente quando estas peças de roupa não são feitas de materiais elásticos. Uma mulher pode conseguir abotoar uma camisa na cintura mas não o conseguir fazer ao nível dos peitos (e às vezes o mesmo acontece ao nível das ancas). Nesta situação, uma mulher é normalmente forçada a comprar uma camisa do tamanho acima, que pode ser abotoada nos peitos, mas fica demasiado larga na cintura. O problema aqui é que a maioria dos produtores de roupas pensa: “Os nossos produtos não ficam bem nos peitos das mulheres. Vamos espalmar os peitos das mulheres facultando-lhes soutiens redutores” Em vez disso eles deviam pensar “Os nossos produtos não ficam bem nos peitos das mulheres, devemos criar mais tamanhos que levem em consideração o facto de haver uma grande variedade de peitos”.

Será que o redutor reduz realmente os peitos? Leia o artigo da Soutienomania: “Deite fora o redutor, senta-se FFantástica“. Vai precisar do Google Translator… Sei que é muito imperfeito mas espero que o texto vai estar compreensível…

A fonte das fotografias: os websites e catalogos das marcas enumeradas.

2 responses to “Feitios e tipos de soutien

  1. olá (sou a nenda, do forum nasci mulher)… eu gostei bastante do cai cai da evie superbra… logo á noite vou ver se tiro as medidas… tenho mesmo de comprar soutiens novos… e depois podes me ajudar a escolher modelos ou tamanhos?… Obrigada
    Bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s